quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Chipset

A função do chipset e controlar as chamadas interfaces IDE, as quais são conectados os discos rígidos e o CD/DVD, controlar a memória RAM e a memória cache, controlar os barramentos, o timer, o acesso direto a memória e os pedidos de interrupções, alem de controlar as interfaces USB e o clock externo do processador. Pouca coisa, não acham? Geralmente, o chipset e um chip que possui o logotipo do fabricante e seu modelo. Em alguns casos, pode haver um dissipador de calor sobre ele. Dentro do chipset existem centenas de milhares de transistores. Alem de todas essas tarefas, hoje em dia. É muito comum os chipsets que também possuem circuitos integrados de som, vídeo e rede.

As principais características de uma placa-mãe estão relacionadas com o seu chipset. Placa-mãe de fabricantes diferentes possuem o mesmo desempenho quando utilizam o mesmo chipset.



Nos primeiros PCs, os chips de controle da placa-mãe ficavam espalhadas em diversos pontos. Com o tempo, eles passaram a ser agrupados, o que permitiu melhorar o desempenho e diminuir o custo. Desta forma, dizemos que o chipset e construído com tecnologia de VLSI (Very Large Scale of Integration).


Hoje em dia,muitos recursos como vídeo ou som, já fazem parte das placa-mãe. Antigamente, eram necessárias placas especificas para cada um desses recurso.

A maioria dos chipsets e formada por dois chips principais conhecidos como North Bridge (Ponte Norte) e South Bridge (Ponte Sul). Vamos ver abaixo a descrição da funcionalidade de cada um deles.

A ponte norte e o chip mais complexo e esta localizado próximo do processador. Ele incorpora os barramentos mais rápidos e funções complexas, como o controlador de memória, as linhas do barramento PCI Express, ou o barramento AGP, alem do chipset de vídeo onboard, se o mesmo existir.

A ponte sul e um chip menor e mais simples que a ponte norte. Comparando com a ponte norte, ele incorpora os barramentos mais lentos, como o PCI e USB, alem do SATA e IDE. Alem disso, e responsável pelos controladores de som e rede, portas , portas paralelas, drive de disquete e portas do teclado e do mouse.

Nos chipsets para placas-mãe utilizadas pelos Pentiums clássicos e K6, a ligação entre a ponte norte e ponte sul do chipset era feita através do barramento PC1, o que diminuía o desempenho da placa-mãe. Atualmente, as placas-mãe utilizam barramentos mais rápidos, geralmente proprietários, para ligar as duas pontes.
E sempre muito importante saber qual e o modelo da placa-mãe de nosso computador, bem como ter seu manual. No manual, podemos ter todas as características da placa, bem como saber qual e a configuração máxima que pode ser instalada.
Existe algo que pode ajudá-lo, a saber, qual e o modelo de uma placa-mãe, mesmo sem abrir o computador. Ao ligá-lo, sempre aparecera uma tela, na qual e feita à contagem da memória e é exibido também o tipo de processador da maquina. O nome o modelo da placa-mãe geralmente aparece na ultima linha.

0 comentários:

/