Devemos saber que: quando encontramos bits e bytes, ambos se referem à capacidade de armazenamento de dados do computador; bit é a menor unidade de informação, equivale à zero ou um. O computador divide as informações em seqüências de zero e um, por isso, dizemos que utilizam uma linguagem binária. Bit é uma palavra formada pelas duas primeiras letras de binária e pela última letra de dígito (digit, em inglês). Quem inventou a palavra foi um engenheiro belga, Claude Shannon, em sua obra Teoria Matemática da Computação, de 1948.
Uma seqüência de oito bits recebe o nome de Byte. Um byte é o espaço necessário para armazenar a informação de qualquer caractere. Na informática, banhamos com seus múltiplos, como o KB, MB, GB, entre outros, que explicaremos para você agora, é que serão citados constantemente nos próximos capítulos. Sempre que você encontrar algum desses termos. Sempre que você encontrar alguns desses termos, saiba que estaremos tratando de medidas de armazenamento de informação de informação.
Unidade de medida O que representa Equivalentes em caractéres
Bit 0 ou 1
Byte 8 bits 1
Kilobyte 1024 bytes 1024
Megabyte 1024 KB 1.048.576
Gigabyte 1024 MB 1.073.741.824
Terabyte 1024 GB 1.099.511.627.776
Ao ver a tabela acima, você deve ter percebido que as unidades mudam de nome quando ultrapassam 1000. No sistema decimal, que utilizamos em nosso dia-a-dia, as unidades mudam de nome exatamente quando atingem 1000. No caso dos bits e bytes, o sistema utilizado não é o decimal, e sim o binário, ou seja, em vez de ser base 10, ele é base 2. Por isso que 1 KB não é 1000 bytes, e sim 1024 bytes.
Para facilitar, muitos fabricantes de periféricos de informática mostram os valores dos múltiplos do byte seguindo a notação decimal. Por exemplo, se eu tenho 1000 KB, eu digo que tenho 1 MB. Desta forma, fica mais fácil trabalhar com as unidades de medida.
Como vimos na tabela, trabalhamos com os múltiplos do byte. Mas, os bits não ficam de fora. Eles são geralmente empregados quando desejamos falar de quantidade de dados que podem ser transmitidos por segundo. Desta forma, existem termos como Kbits, Mbits e Gbits, entre outros, que são utilizados para rotular a velocidade de transmissão de dados em redes de computadores. Acompanhe a tabela a seguir:
Unidade de medida O que representa
Bit 0 ou 1
Kilobit (Kbit) 1024 bits
Megabit (Mbit) 1024 Kbit
Gigabit (Gbit) 1024 Mbit
Terabit (Tbit) 1024 Gbit
Além disso, os bits também podem ser utilizados para despir a qualidade de uma imagem ou a quantidade de cores que podem ser exibidas na tela. Não se preocupe, veremos mais sobre isso nos próximos capítulos.
Já o termo hertz é empregado sempre quando fazemos referência à velocidade do processamento dos dados ou da velocidade do tráfego de informações. A abreviatura de hertz é Hz. Da mesma forma que as unidades de armazenamento, existem múltiplos como o kHz, MHz e GHz. Eles serão explicados no próximo capítulo. Por enquanto, procure fixar que sempre que encontrar uma abreviatura com Hz, ela se refere à velocidade. Acompanhe a tabela a seguir:
Unidade de medida O que representa
Hertz (Hz) 1 ciclo
Kilohertz (KHz) 1000 Hz
Megahertz (MHz) 1000 kHz
Gigahertz (GHz) 1000 MHz
Terahertz (THz) 1000 GHz
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Bits, bytes e hertz
Marcadores: Dicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)






0 comentários:
Postar um comentário